Incorporando inovação e tecnologia, o acordo visa melhorar a experiência do usuário do transporte público da cidade, a partir de alertas e informações sobre a operação
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Transportes (SMTR), firmou parceria com o app de mobilidade Quicko – primeiro aplicativo de mobilidade urbana 100% brasileiro – para oferecer mais informações sobre a operação dos ônibus na cidade, mudanças no sistema e alertas sobre situações vividas por usuários nos coletivos. O app é gratuito e está disponível para os sistemas IOS e Android.
Pelo aplicativo da Quicko será possível coletar relatos e produzir informações sobre o comportamento diário dos passageiros do transporte público na cidade do Rio de Janeiro. Os usuários poderão indicar no app se o serviço daquela determinada linha está sendo prestado de forma correta; se o ônibus está atrasado; se há lotação; se o veículo está mal preservado; e até mesmo se as informações sobre a linha estão desatualizadas. Esses dados irão gerar insumos para apoiar a formulação e implementação de políticas públicas de mobilidade que visem a melhoria dos deslocamentos na cidade.
A iniciativa também traz benefícios para o usuário, que, por meio de notificações do aplicativo da Quicko, poderá ser informado pela secretaria sobre eventuais mudanças no sistema, além de receber alertas sobre a situação do transporte público da cidade.
Segundo a especialista de mobilidade da Quicko Luísa Peixoto, promover a mobilidade urbana de qualidade e para as pessoas deve ser a tônica para tornar as cidades mais ágeis e inteligentes. “Tornar as cidades mais fáceis para as pessoas é chave para mudar o comportamento da população e essa parceria com a Secretaria Municipal do Rio é um importante passo para a promoção de um transporte mais qualificado e sustentável no município”, pontua.
Para a secretária de Transportes do Rio, Maína Celidonio, com a retomada das atividades presenciais e o aumento progressivo do número de passageiros, é importante que se amplie o acesso a informações. “A interação entre o poder público e os usuários de transporte coletivo será fundamental para a melhoria dos serviços”, destaca a Secretária.
Primeiro app de mobilidade urbana do Brasil, a Quicko, que já está disponível em oito regiões metropolitanas, informa em tempo real a previsão de chegada das linhas de ônibus, assim como sugestões de rotas mais rápidas e baratas para os usuários do transporte público.
Sobre a Quicko: A Quicko reúne no mesmo app tudo o que as pessoas precisam para se deslocar com mais conveniência e inteligência pela cidade. Entre as funcionalidades do aplicativo estão: informações em tempo real sobre o horário de chegada dos ônibus, sugestões das melhores opções de rotas, recargas de cartões do transporte e celular pré-pago, além da localização de estações de compartilhamento de bicicleta. O passageiro também pode escolher sua linha de ônibus e monitorar o seu trajeto, reportando ainda ocorrências no transporte, além de compartilhar as suas rotas.
Criada em setembro de 2018, a Quicko surgiu para desenvolver uma plataforma Mobility as a Service (MaaS), ou Mobilidade como Serviço, focada na experiência dos usuários do transporte público. A empresa recebeu um aporte inicial da CCR e do grupo J2L em 2018 e já no início de 2021, recebeu um novo investimento dos mesmos investidores. Hoje, a Quicko possui mais de 80 colaboradores e atua em oito cidades do Brasil, disponibilizando o app gratuitamente em oito regiões metropolitanas e mais de 100 cidades brasileiras.