O Globo de Ouro completa 80 anos na edição de 2023. E hoje, segunda, 12 de Dezembro, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood anunciou seus principais indicados. O evento acontece no dia 10 de Janeiro, no Bervelyn Hilton Hotel, em Los Angeles.
Com algumas produções mais do que confirmadas e algumas ausências bem expressivas, a produção com mais indicações na categoria de filmes é “Os Banshees de Inisherin”, com oito indicações. Com seis, está “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo.” Já na categoria das séries, “Abbout Elementary” é a mais lembrada, anotando 5 indicações.
O formato continua com 5 indicados em cada categoria, que no próximo ano terá adição de quatro prêmios nas categorias de TV, totalizando 27 categorias. Desde a confirmação mais do que obrigatória da sequência “Avatar – O Caminho da Água”, de James Cameron, na categoria de Melhor Filme de Drama, até a ausência de badaladas séries como “Stranger Things” (Netflix) e a caríssima “Os Anéis do Poder”, da Amazon, a premiação continua sendo o maior termômetro para o principal prêmio do cinema mundial: O Oscar.
Falando um pouco mais sobre os indicados, “Avatar – O Caminho da Água” é a sequência do sucesso de crítica e público do evento, experiência cinematográfica, “Avatar”, de 2009. Cameron, inclusive, já está filmando o quinto filme da franquia. No que veremos a partir de 15 de Dezembro, promete explorar ainda mais Pandora, e outras regiões do mundo que criou, entregando uma das maiores experiências que o cinema já viu.
Concorrendo com os Estúdios Disney na categoria de melhor filme de drama, temos ainda a respeitada cinebiografia “Elvis”, com o personagem homônimo sendo interpretado por Austin Butler, que concorre também pelo papel-título, a um dos prêmios mais importantes da noite: O de Melhor Ator de Drama. “Top Gun – Maverick”, “Os Fabelmans” e “Tár” correm por fora em uma das categorias que parece ser uma das mais disputadas nesses oitenta anos de prêmio.
Já na categoria de Melhor Filme de Musical ou Comédia, o bem falado “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, do estúdio A24, disputa acirradamente os prêmios, ao lado de “The Bashees Of Inisherin”. Para completar a competição pela estatueta, temos mais uma sequência, dessa vez de Rian Johnson que traz novamente, o seu Inspetor Clouseau moderno, interpretado mais uma vez por Daniel Craig, em “Glass Onion”. Temos ainda o bem avaliado “Babilônia” e “Triângulo da Tristeza” fechando esse prêmio.
Uma das maiores premiações do cinema mundial, promete esquentar ainda mais a disputa pelo Oscar, e com indicações esperadas e bem avaliadas pelo público. Ainda pecando um pouco em Diversidade, o Globo de Ouro ainda é uma premiação esperada e aclamada por críticos ao redor do mundo. E essa sua octogésima edição, ainda pode fazer história premiando filmes e séries altamente bem produzidas, nesse que foi mais um ano de enfrentamento da pandemia da COVID-19.
Inclusive, na próxima quinta, 15, vamos ter uma Live no Canal do Kolmeia no YouTube, às 20hs, falando justamente sobre “Avatar – O Caminho da Água”, um dos principais filmes indicados. E aí ? Ta contando os dias para a premiação ou ainda correndo pra ver todos os filmes anunciados ? Conta pra gente.