Mais uma Continuação
Beetlejuice entra para a lista de filmes que ganharam uma parte 2 anos depois, como é o caso de Top Gun, Abracadabra, Blade Runner, Um Príncipe em Nova York, etc. Com Winona Ryder, Catherine O’Hara e Michael Keaton retornando aos seus papéis, além da adição de Jenna Ortega, que combina demais com esse filme e parece ter nascido para esse universo. Essas sequências atuam em duas frentes: revitalizar a história trazendo elementos da nova década e utilizar a nostalgia e curiosidade para saber o que aconteceu com os personagens anos depois.
Continuar um Clássico
Essa com certeza não é uma das tarefas mais fáceis, porque a primeira história te apresenta o universo fantástico, seus personagens e suas regras. Além disso, a memória afetiva que leva a pessoa ao cinema também é o fator que vai pesar para avaliar o longa, afinal foram anos vendo aquela produção, além dela provavelmente estar ligada algum perdido bom da infância.
Mas Afinal, Esses Fantasmas Ainda se Divertem?
Acredito que a resposta seja sim, porque é um filme divertido. Ele faz diversas referências ao clássico, acerta nas piadas e abraça o absurdo que esse universo permite. Tim Burton segue com suas referências ao expressionismo alemão com seus cenários distorcidos e, neste, traz outra referência clássica do horror.
Horror Italiano
Tudo começa pela “antagonista”, que com seus longos cabelos pretos, pele pálida e cicatriz no rosto já lembra os demônios criados pelo diretor italiano Mario Bava. No flashback que conta a relação da personagem com Beetlejuice, isso fica mais evidente, visto que a história é apresentada em italiano e com toda a estética da época. A confirmação total de que Burton queria homenagear o estilo é um diálogo em que Lydia conta à filha que iniciou o trabalho de parto no clássico de Bava, Mata, Bebê, Mata!
Beetlejuice, Beetlejuice
É um bom filme, apesar do primeiro ter arcos melhores, como adaptações a novas realidades e conceitos diferentes de família. Mas o novo filme se sai bem em referenciar o passado e trazer passagens engraçadas na tela. Uma última informação é que o personagem do homem com a cabeça encolhida Bob rouba a cena sempre quando está na tela.
Assista abaixo o nosso programa Noite de Terror com analise do filme.
Vocês acham que o terror acabou? confira mais vídeos assustadores nosso quadro Noite do Terror no canal do YouTube do Kolmeia.