O Carnaval carioca segue a todo vapor. Oficialmente, ele ainda não começou na cidade maravilhosa, mas de forma não-oficial, o carnaval do Rio de Janeiro nunca para! Seja nos barracões, nas quadras, na rua ou na avenida… a festa é a alma do carioca, e faz parte do seu calendário fixo de finais de semana e feriados prolongados. E logo após a abertura não-oficial, no dia 05/01, onde blocos lotaram diversas regiões da cidade, na última semana tivemos mais uma novidade fresquinha sobre os Desfiles das Escolas de Samba do Rio: Mais 3 escolas em 2026, no Grupo Especial.
Fórmula atual ainda não foi testada
Se a fórmula de 3 dias de desfiles no Grupo Especial vai funcionar, não sabemos, mas já começa a se discutir a possibilidade de ao invés de 4 escolas por dia, termos 5 escolas em cada um dos dias de desfiles do principal grupo das escolas de samba do Rio. Na fórmula atual, ainda não testada: Estendeu-se os desfiles para a terça-feira de carnaval, dividindo-se em 4 escolas para cada dia de desfile, onde se manteve os tradicionais domingo e segunda-feira de carnaval, no Sambódromo.
Leia também: Carnaval | Liesa divulga datas dos ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí
Empecilho esbarra na questão estrutural
A mudança, que vem sendo discutida entre as diretorias das escolas, também está vinculada a uma proposta de realocação dos dias de desfile, sugerida pela nova gestão do carnaval, liderada por Gabriel David, herdeiro de Anísio Abraão David, presidente de honra da Beija-Flor de Nilópolis, escola de samba da Baixada Fluminense. O desafio para Liesa, se a mudança realmente ocorrer, poderá esbarrar em um outro desafio, já que a Cidade do Samba Joãozinho Trinta, que atualmente conta com 14 barracões (13 para as escolas e 1 para a própria Liesa), não tem capacidade para abrigar mais agremiações sem uma reestruturação — algo que não deve acontecer, já que não há espaço apropriado no terreno da Gamboa, bairro onde fica o complexo.
3 escolas da Série Ouro podem se beneficiar com mudança
Se a mudança, que até então, não tem conhecimento da proposta pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se concretizar, é possível que a partir do ano que vem o número de Escolas de Samba no Grupo Especial aumente, passando de 12 para 15 agremiações. De acordo com o que tem sido comentado, três escolas da Série Ouro (antiga Série A) poderiam ser promovidas, subindo para o Grupo Especial, ao invés de apenas uma, como ocorre atualmente.
O carnaval do Rio ainda não tem data de abertura oficial, para desfile de blocos e para a folia nas ruas. Já os tradicionais Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, se iniciam no dia 28 de Fevereiro, com o primeiro dia de desfiles das escolas da Série Ouro, segunda divisão do Carnaval do Rio.