Quem disse que precisa de pré-carnaval na cidade do Rio para fazer um bom samba? O Dia Nacional do Samba é comemorado no dia 2 de Dezembro, mas já virou o ponto de partida mais necessário do pré-carnaval carioca desde que foi instituído! O Rio de Janeiro, sempre começa com seus blocos carnavalescos bem antes do carnaval, mas as Escolas de Samba viram no Dia Nacional do Samba, o enredo necessário para transformar a Cidade de Samba, na Gamboa, na passarela do samba antecipada e improvisada. Uma espécie de Intendente, mas no Centro, sabe? Começa hoje, 29 de Novembro, o primeiro dos mini desfiles com as 12 escolas do Grupo Especial do Carnaval do Rio, e não são só as alas que vão desfilar na casa do samba…
O que são os mini desfiles?
Os mini desfiles foram criados de uma preocupação com a arte do carnaval. Passada toda a apreensão de um ano inteiro sem o carnaval, em 2021, por conta da COVID-19, as escolas se reunirão e organizaram, em Fevereiro de 2022, os mini desfiles, que são desfiles bem reduzidos de alas das agremiações, onde elas pudessem apresentar um pouco do que estavam preparando para o carnaval em si, que naquele ano, só foi sacramentado em Abril, consagrando a Grande Rio, campeã do Carnaval 2022.
Shows durante 3 dias na Cidade do Samba
Começando hoje, com Unidos de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, Unidos do Viradouro e Estação Primeira de Mangueira. Amanhã, no sábado, 30 de novembro, é a vez de Unidos da Tijuca, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro e Unidos Vila Isabel. Fechando as comemorações do Dia Nacional do Samba, na Cidade do Samba Joãozinho Trinta, na Gamboa, o domingo, 1º de Dezembro, desfilam Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Grande Rio e Portela.
No início e no fim dos mini desfiles, durante todo o final de semana, haverá shows. Hoje, a abertura ficará por conta do Cacique de Ramos e, o encerramento, será ao som do cantor Belo. Já no sábado, a abertura será com o Terreiro de Crioulo e o encerramento com o Samba da Volta. No domingo, uma mudança no encerramento da festa. Comunicado em postagem no Instagram da Rio Carnaval, por questões de saúde, o cantor Jorge Aragão não irá se apresentar, e foi substituído por Xande de Pilares, fechando a grande festa.
Leia também: Carnaval | Liesa divulga datas dos ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí
Agremiações se apresentam com diversos setores da escola
Todas as escolas levarão os principais segmentos, como comissão de frente, casal de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, baianas, velha-guarda e parte dos ritmistas e de componentes de alas. O evento terá entrada franca, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os portões abrirão às 19h em todas as datas. Confira o cronograma das apresentações abaixo:
SERVIÇO:
Dia Nacional do Samba
Data – 29 e 30 de fevereiro e 1º de dezembro.
Local – Cidade do Samba Joãozinho Trinta
Endereço – Rua Rivadávia Correa, 60, Gamboa.
Abertura dos portões – 19h.
Entrada – 1 kg de alimento não perecível.