O Instagram lançou o Edits , um aplicativo de edição de vídeo que pretende rivalizar com o CapCut, equivalente ao TikTok. Anunciado pela primeira vez em janeiro, o Edits ficou disponível gratuitamente a partir de ontem, 22, para iOS e Android.

Aplicativo chega com múltiplas funções e suporte para IA
O Edits é descrito como um “aplicativo de criação de vídeos projetado para criadores”

e inclui ferramentas para gerenciamento de projetos, acompanhamento de notas e ideias, além de dados sobre o desempenho dos vídeos. Há também ferramentas avançadas de edição não encontradas no aplicativo padrão do Instagram, como animações de IA criadas a partir de imagens estáticas, substituição de tela verde e recortes de temas.
Os recursos de edição são notavelmente semelhantes aos do CapCut, uma ferramenta independente de edição de vídeo da ByteDance, proprietária do TikTok. O Edits foi anunciado pela primeira vez enquanto o TikTok e o CapCut estavam brevemente indisponíveis nas lojas de aplicativos dos EUA, o que reforça a sensação de que a Meta, proprietária do Instagram, vê o CapCut como um concorrente direto.
Leia também: Inteligência artificial, tecnologia e trabalho: vamos todos ser substituídos?
Criador defende que app é muito mais profissional
Quando o Edits foi anunciado pela primeira vez, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, reconheceu as semelhanças entre os dois aplicativos, mas afirmou no Threads que o Edits será “mais para criadores do que para produtores de vídeos casuais”. Em outra resposta, ele disse a Chris Welch, do portal The Verge , que “acabará sendo bem diferente do CapCut”, com “uma gama muito mais ampla de ferramentas criativas e provavelmente um público-alvo menor”.
O Instagram já está divulgando recursos futuros para o Edits, que incluem quadros-chave, mais recursos de edição de IA e a capacidade de colaborar em vídeos com outros usuários.
