Os eventos serão disputados no PlayStation e transmitidos na Twitch
Durante séculos, os afrodescendentes foram privados de diversas oportunidades. Inclusive, por diversas vezes, foram privados a força refletindo numa baixa representatividade em diversos espaços. Como o cenário de esports espelha a sociedade, ao menos A NASCAR começou a agir. Assim, a entidade está usando o poder dos jogos para fazer avanços na comunidade negra, estabelecendo várias novas alianças com escolas e grupos HBCU como uma de suas mais recentes iniciativas de diversidade / equidade / inclusão.
A NASCAR premiará mil dólares para cada vencedor da corrida
Na quarta-feira (14/04), segundo o portal TEO, o órgão sancionador anunciou uma série de novas alianças e programas relacionados à diversidade, mas entre eles estavam as relações com grupos HBCU e universidades centradas em esportes eletrônicos. Entre eles, a NASCAR fez parceria com a Yard HBCU Esports Alliance para combinar alunos de mais de 30 escolas da HBCU para jogar NASCAR Heat 5 entre si em quatro eventos. Os eventos serão disputados no PlayStation, transmitidos no Twitch, e a NASCAR premiará 1.000 dólares para cada vencedor da corrida.
A NASCAR também está trabalhando em um acordo com a Southwestern Athletic Conference para um evento NASCAR Heat 5 Challenge no final deste mês, que será transmitido no Twitch e terá competidores de todas as 12 escolas do SWAC. Uma de suas pistas, Richmond Raceway, também criou um novo programa piloto com a Virginia State University, onde os alunos da VSU gerenciarão o programa de esportes eletrônicos da pista que inclui uma equipe iRacing, entre outras iniciativas.
O projeto contará com a parceria da Gillette
A Yard HBCU Esports Alliance já se envolveu em torneios esportivos com o HBCU Esports Homecoming Classic em dezembro, que viu 20 equipes jogando NBA2K1 e Madden por 5.000 dólares em bolsas e prêmios em dinheiro. Rod Chappell atua como GM e Comissário da aliança, que conta com a Gillette como parceira de apresentação.
Kenneth Lee, funcionário da equipe de conteúdo da NASCAR, formado pela Universidade Tuskegee, convocou a ação desde o primeiro evento da semana passada. O próximo evento acontecerá no Virtual Richmond na quarta-feira à noite.
Para a NASCAR, os movimentos são parte de sua maior atenção dada nos últimos anos tanto ao espaço de esports quanto ao D, E & I – com este último sendo particularmente acelerado após o movimento de justiça social da América no verão passado e após nomear por um longo período Brandon Thompson, funcionário do órgão sancionador, para o cargo recém-criado de vice-presidente de diversidade e inclusão.
Confira também – iRacing | NASCAR testa corrida de rua em Chicago através dos esports