Definitivamente chegamos ao paraíso dos pro-players do EVO. Sim, estamos falando do queridinho dos eSports, o Street Fighter IV. Certamente o grande responsável por reacender a paixão pela porradaria dos saudosos competidores de Street Fighter 2. Será que foi mais um hadouken certeiro?
Seguindo o caminho do mais forte, a organização do EVO resolveu se entregar a ousadia de vez. Após o episódio de sucesso EVO | O berço do lendário embate de Street Fighter III: 3RD Strike era hora de ir mais além. Ainda assim, mais uma vez o torneio precisava de novas estruturas.
Desta vez, em 2005 o EVO fechava uma parceria com o Major League Gaming. Este evento organizava torneios de eSports de Halo 2, sendo seu carro-chefe da época. Com isso, ambos eventos resolveram dividir um novo espaço no Rio Convention Center em Las Vegas.

Ainda que ambas organizações recebessem o público no mesmo ambiente, era o EVO quem roubava a cena. Os jogos de luta da Capcom lotavam de espectadores curiosos ao seu redor.
Dessa forma, o evento foi se expandindo, trazendo novos entusiastas. Sobretudo, os competidores “das antigas” começavam a diminuir a frequência de participação. Porém em 2009, Street Fighter IV chega ao ringue para trazer o embate de jogadores saudosos e novatos famintos por novidade.

Além de ousar no novo visual, o novo título da Capcom trazia sua estrutura às origens, com os bons e velhos moldes de Street Fighter 2.
Confira a introdução americana do jogo intitulada Indestructible interpretada pelo grupo Exile. Esta música, além de muito bem recebida pelos fãs, reverberou a essência competitiva e o desejo de conquistar o topo:
Street Fighter IV ousava ao exigir um alto nível de performance para competições
Seguindo adiante com a porradaria, a razão pelo EVO existir da forma como é hoje, é a paixão. Certamente, o engajamento da comunidade de jogadores foi o que manteve a chama viva nos períodos mais difíceis. Sobretudo no início dos anos 2000 com os arcades saindo do mercado.
Agora com Street Fighter IV chegando aos holofotes, além da nostalgia, um desafio maior iria de encontro aos jogadores iniciantes. Desta vez, o título elevaria mais a exigência do nível de técnica e performance do competidores da franquia.
Portanto, as execuções de combos e golpes exigiriam um alto nível de performance. Neste caso, a experiência e a contínua evolução dos pro-players faria toda a diferença ao lidar com tal complexidade. Algo que tornou o caminho mais árduo aos iniciantes.
Mesmo com o sentimento de nostalgia retornando ao torneio, ainda faltava algo para fechar com Shoryuken de ouro! Pois não é que aconteceu? Novamente duas lendas sobem ao palco, mas desta vez para se enfrentarem na final do EVO 2009.

Mais uma vez, Justin Wong contra Daigo Umehara. O delírio do público ao ver os veteranos ilustrava o que aquele momento significava. Não é a toa que o local lotou com mais de mil participantes. Com isso, anos depois o evento se mudaria ao gigantesco Mandalay Bay em Las Vegas.
A propósito, devido pandemia da COVID-19, era esperado que o EVO 2020 ocorresse exclusivamente no formato online este ano. Voltando ao embate das lendas, aposto que ficou curioso para ver o grande vencedor? Então de um play nessa porradaria aqui:
EVO e seus prodígios que cresceram e contribuíram para o seu sucesso
Se está pensando que só Street Fighter IV dominou a cena, saiba que mais um filho da Capcom dividia a atenção do público. Pois é, a franquia Marvel vs Capcom também atraía olhares atentos e diversas comemorações suadas em cada Round. Inclusive, contando com o veterano dos pro-players, Justin Wong.
Muitas outras franquias contribuíram para toda essa história. Por exemplo: Soul Calibur, Tekken, Mortal Kombat, Smash Bros, The King of Fighters, Guity Gear, BlazBlue entre outras franquias. Sobretudo, o sucesso do evento é tanto que levou até o Japão a ter sua própria EVO Japan.

De fato, a EVO 2020 ocorreria entre 4 de julho a 2 de agosto. Desta vez, a transmissão seria desde o primeiro final de semana de julho com uma lineup exclusiva para o formato online. Porém, devido ao capítulo das acusações de assédio sexual contra o CEO do EVO, o evento foi totalmente cancelado.
Por fim, as franquias citadas anteriormente logo terão o seu espaço também na nossa série de Fighting Games! Então #KolaNoKolmeia e aguarde mais capítulos de porradaria que estão por vir!
Até o encontro do mais forte!