Facebook Instagram Youtube Spotify
  • Entretenimento
    • Filmes
      • Notícias
      • Reviews
      • Trailers
    • Séries
      • Notícias
      • Reviews
      • Trailers
    • Sakura Season
    • TV
    • Leitura
  • Games/eSports
  • Música
    • Carnaval
    • Festivais
    • Lançamentos
    • Trilha sonora
  • O fim da Pikada
  • Ciências & Tecnologias
    • App
  • Kolmeia+
    • Colecionáveis
    • Eventos
      • Esportes
    • Podcast/audiolivros
  • Entretenimento
    • Filmes
      • Notícias
      • Reviews
      • Trailers
    • Séries
      • Notícias
      • Reviews
      • Trailers
    • Sakura Season
    • TV
    • Leitura
  • Games/eSports
  • Música
    • Carnaval
    • Festivais
    • Lançamentos
    • Trilha sonora
  • O fim da Pikada
  • Ciências & Tecnologias
    • App
  • Kolmeia+
    • Colecionáveis
    • Eventos
      • Esportes
    • Podcast/audiolivros
  • Entretenimento
    • Filmes
      • Notícias
      • Reviews
      • Trailers
    • Séries
      • Notícias
      • Reviews
      • Trailers
    • Sakura Season
    • TV
    • Leitura
  • Games/eSports
  • Música
    • Carnaval
    • Festivais
    • Lançamentos
    • Trilha sonora
  • O fim da Pikada
  • Ciências & Tecnologias
    • App
  • Kolmeia+
    • Colecionáveis
    • Eventos
      • Esportes
    • Podcast/audiolivros
Facebook Instagram Youtube Spotify
Home Entretenimento Filmes

Festival do Rio 2025 transforma a cidade em capital mundial do cinema com 300 filmes

27ª edição traz estreias nacionais e internacionais, séries brasileiras em sessões gratuitas e o retorno do voto popular nas mostras competitivas

Marcelo Sant' Ana by Marcelo Sant' Ana
3 de outubro de 2025
in Filmes, Entretenimento
0
0
Festival do Rio 2025 transforma a cidade em capital mundial do cinema com 300 filmes
Share on FacebookShare on Twitter

Da próxima quinta-feira, dia 2, até 12 de outubro, a 27ª edição do Festival do Rio vai transformar a cidade maravilhosa na capital do cinema no Brasil. Durante 11 dias, os amantes da sétima arte terão a chance de conferir cerca de 300 filmes, entre produções nacionais e internacionais, com títulos aclamados nos maiores festivais do mundo, e os indicados por seus países ao Oscar. A programação oficial tem sessões especiais e gratuitas, exibições com acessibilidade, mostras paralelas, homenagens e uma seleção que reflete a diversidade e a variedade da produção brasileira e internacional. Os ingressos individuais estarão disponíveis para compra a partir de 30 de setembro, no site Ingresso.com e nas bilheterias dos cinemas participantes.

rio
O Famoso e cobiçado Troféu Redentor.

Edição do Festival de 2025 terá voto popular

O público tem duas boas novidades: a programação em 2025 começou na própria quinta-feira com mais de 50 filmes, antes mesmo da tradicional Gala de Abertura no Cine Odeon, e o voto popular está de volta ao Festival do Rio em 2025, e agora é eletrônico. Os espectadores que forem assistir aos filmes da Première Brasil participantes das mostras competitivas poderão votar no seu preferido ao acessar a cédula de votação no celular através de um QR Code que estará exposto na saída das salas. Os filmes escolhidos ganham o Troféu Redentor de Voto Popular em três categorias: Melhor Longa Ficção e Melhor Longa Documentário pelo Júri Popular da Première Brasil; e Melhor Longa pelo Júri Popular da Mostra Novos Rumos.

Museu do Amanhã e outros locais tem programação gratuita

Serão um total de 22 salas de cinema do circuito comercial: Circuito NET (Gávea e Botafogo), Kinoplex São Luiz, CineSystem Belas Artes Botafogo, CineSanta, Cine Carioca José Wilker – Casas Casadas e o tradicional Odeon.

rio
Casa do Festival do Rio, em 2025, o Museu do Amanhã recebe exibições gratuitas.

Mais locais com programação gratuita, como o Museu do Amanhã,o CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal, o Pavilhão do RioMarket e o Teatro Glaucio Gil.

 

O Cinema Circulação voltará a ocupar as salas do Circuito Carioca da Prefeitura – como o Cine Carioca Penha e o Cine Carioca Nova Brasília (no Complexo do Alemão), as Casas Casadas em Laranjeiras e o Cine Santa em Santa Teresa. Além disso, mantém o sucesso do cinema ao ar livre no Parque Susana Naspolini, em Realengo, levando cinema democrático e gratuito para as famílias da  zona oeste do Rio de Janeiro.

E para atualizar o debate sobre inovação no audiovisual, o RioMarket apresenta mesas e masterclasses para o mercado e uma seleção aberta ao público com ingressos gratuitos. Além de receber pessoas do mercado, a sede do festival no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, oferecerá programação especial para o público em geral, mediante inscrição prévia on-line, sempre divulgada no site do festival e em suas redes sociais.

Leia também: Festival do Rio 2025 | Première Brasil e o Recorde de 75 Longas Nacionais

Première Brasil

A cinematografia do país estará representada em sua diversidade, reunindo obras inéditas de diretores consagrados e novos expoentes, na Première Brasil com o maior número de longa-metragens da história do festival. Somando longas, médias e curtas, são 124 títulos.

rio
A Première Brasil confirmou diversos filmes, inclusive (Des)controle, com Carolina Dieckmmann e “O Agente Secreto”, com o premiado Wagner Moura.

A seleção está dividida nas mostras competitivas Competição Principal e Competição Novos Rumos – que concorrem ao Troféu Redentor – com 48 filmes participantes; e nas seleções especiais Hors-Concours, Clássicos Restaurados, Retratos, Programa Geração, À Meia Noite, Especial Séries Brasileiras e O Estado das Coisas. Esta última, recebe ainda uma edição especial com uma curadoria de filmes com temas relacionados à COP-30.

Produções brasileiras estaram presentes em sessão de galas exclusivas

Em 2025, o evento realiza sessões de gala dedicadas a quatro séries brasileiras, em exibições gratuitas e abertas ao público, numa oportunidade única de assistir na tela grande aos primeiros episódios. As produções selecionadas incluem Ângela Diniz: Assassinada e Condenada (HBO Max),

Mrajorie e Emílio em “Ângela Diniz”, da HBO.

dirigida por Andrucha Waddington e estrelada por Marjorie Estiano e Emílio Dantas, que revisita a história de Ângela Diniz, ícone da alta sociedade mineira dos anos 70 assassinada a tiros pelo namorado Doca Street.

 

Escrita e protagonizada por Lucas Oranmian, AYÔ (Reprodutora) que se destaca por trazer ao centro da narrativa a vida de um homem negro, gay e artista, abordando suas relações afetivas, desafios profissionais e busca por pertencimento na São Paulo contemporânea, com um elenco potente que reúne nomes como Breno Ferreira, Aretha Sadick, Gilda Nomacce, Caio Blat, Tania Toko e Lázaro Ramos. 

“Tremembé”, promessa do Prime Video, também será exibida

A série ficcional De Menor (Tangerina Entretenimento), de Caru Alves de Souza, que em cada episódio retrata audiências de jovens em conflito com a lei em estilos variados — musical, talk show, podcast e até um julgamento surreal numa sala de jantar. Fechando o ciclo de produções nacionais, Tremembé (Prime Video), criada por Vera Egito, traz para a ficção as histórias de Suzane von Richthofen, Anna Jatobá, Elize Matsunaga e outros personagens reais que ficaram conhecidos como “presos famosos” da penitenciária de Tremembé, com Marina Ruy Barbosa, Bianca Comparato, Felipe Simas e grande elenco.

O elenco de “Tremenbé” aposta do Prime Video, está recheado de estrelas.

Destaques internacionais do Festival do Rio

O Festival  do Rio 2025 vai contar este ano com a presença de Bill Kramer, CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade responsável pela premiação do Oscar. Ele chega para a Gala de Abertura, dia 2 de outubro, no Cine Odeon. Vem acompanhado de Meredith Shea, chief membership, impact and industry officer na Academy of Motion Picture Arts and Sciences e Dilcia Barrera, senior vice president of member relations, global outreach, and administration.

Com uma curadoria que reúne mais de 180 filmes internacionais representando 74 países, apresenta a seleção das mostras Panorama Mundial, Expectativa, Itinerários Únicos e Midnight Movies, traz ao público brasileiro grandes mestres do cinema, estreias femininas na direção, documentários sobre personalidades históricas e trabalhos premiados nos principais festivais do mundo.

As mulheres serão destaques em múltiplos lugares no Festival

A presença feminina, aliás, é um dos eixos centrais desta edição, com 90 filmes dirigidos ou co-dirigidos por mulheres apenas entre os internacionais. Entre os destaques está a atriz francesa Juliette Binoche (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por O Paciente Inglês), que vem ao Festival pela primeira vez para apresentar In-I in Motion, seu primeiro trabalho como diretora. A premiada diretora portuguesa Teresa Villaverde (Colo, Os Mutantes) virá ao Brasil exclusivamente para apresentar no Festival a estreia mundial de seu último filme, Justa, que conta com Betty Faria em destaque no elenco.

A Voz de Hind Rajab, da diretora tunisiana Kaouther Ben Hania, que emocionou o público em Veneza e levou o Grande Prêmio do Júri, é outro dos filmes muito esperados desta edição. Também integram o Panorama Mundial cineastas como Claire Denis (Bom Trabalho), com A Cerca; Agnieszka Holland (Filhos da Guerra), com Franz Antes de Kafka; e Nia DaCosta (Candyman), com Hedda. Filmes que tratam de sexismo, abuso e relações de poder, como Sem Dó nem Piedade, de Isa Willinger; e A Fúria, de Gemma Blasco, reforçam a relevância dos temas atuais que atravessam a curadoria.

As mulheres estão no centro da narrativa do Festival do Rio 2025.

Diversos filmes exibidos em Cannes também fazer parte da programação

Diretamente do Festival de Cannes, chegam obras como Valor Sentimental, de Joachim Trier, vencedor do Grande Prêmio do Júri; e O Olhar Misterioso do Flamingo, de Diego Céspedes, vencedor na mostra Un Certain Regard, e escolhido para representar o Chile na corrida pelo Oscar. O filme será apresentado no Festival do Rio com a presença do diretor e da atriz Paula Dinamarca. Também exibido em Cannes – onde conquistou o prêmio de Melhor Atriz para Cléo Diára na mostra Un Certain Regard -, O Riso e a Faca, de Pedro Pinho, será exibido no Rio com a presença do diretor, do ator Jonathan Guilherme e da própria Cléo Diára.

Outro título em destaque é Um Poeta, de Simón Mesa Soto, filme da Colômbia vencedor do Prêmio do Júri na Un Certain Regard. O filme é mais um da safra de 16 produções já selecionadas até agora por seus países para disputar uma vaga no Oscar 2026 – lista que pode aumentar.

Diretor que encerrou o Festival em 2024 está de volta

Entre os grandes nomes presentes no Panorama estão ainda La Grazia, de Paolo Sorrentino; 

rio
Edward Berger, diretor de “O Conclave”, filme que encerrou o festival do Rio em 2024, está de volta com “Balada de um jogador”

A Cronologia da Água, de Kristen Stewart; Sonhos, de Michel Franco; Yes, de Nadav Lapid; Morra, Amor, de Lynne Ramsay; Elefantes Fantasmas, de Werner Herzog; e Balada de um Jogador, de Edward Berger, diretor de Conclave, que encerrou o Festival do Rio em 2024. A lista ainda inclui obras de Hong Sang-soo, Julia Ducournau, Kelly Reichardt, Rebecca Zlotowski, László Nemes, compondo um painel do cinema contemporâneo em toda a sua diversidade.

 

Mostras Itinerários Únicos e Première Latina

A Première Latina, uma das mostras mais tradicionais do Festival do Rio, retorna em 2025 com uma seleção de 18 títulos internacionais, abrangendo expressões autorais da Argentina, Chile, México, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Equador. As produções selecionadas abordam questões sociais, políticas e existenciais, traduzindo a diversidade de olhares inerentes ao histórico de colonização espanhola para o público carioca. Criada na segunda edição do festival, em 2000, a mostra tem o propósito de promover o diálogo cultural entre os muitos povos das Américas.

Um dos destaques da programação é a estreia brasileira de “Nossa Terra” (Nuestra Tierra), de Lucrecia Martel, consagrada diretora argentina, egressa da província de Salta, que volta ao Festival do Rio com um ensaio documental que reafirma sua força autoral. A incursão da realizadora de cults como “Zama” (2017) e “O Pântano” (2001) pelas veredas do documentário narra a violência contra os povos indígenas. Foi exibido nos festivais de Veneza e Toronto e concorre a prêmios em San Sebastián.

Apocalypse Now e Incêndios serão revisitados

A mostra Clássicos & Cults, dedicada a revisitar filmes que marcaram a história do cinema, seja por sua relevância cultural, impacto estético ou pela intensidade de suas histórias. A seleção reúne desde obras premiadas até títulos que conquistaram status de cult ao longo das décadas. Entre os destaques da mostra está Incêndios (Incendies, 2010), do canadense Denis Villeneuve, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Outro momento imperdível é a exibição de Apocalypse Now (1979), de Francis Ford Coppola, um dos maiores épicos de guerra da história do cinema, ganhadora da Palma de Ouro em Cannes em 1979 e de vários Oscars no ano seguinte.

Filme de Francis Ford Coppola, “Apocalypse Now” é revisitado no Festival do Rio 2025.

Abertura e Encerramento Nacional e Internacional

O longa-metragem Depois da Caçada (After The Hunt), de Luca Guadagnino, abrirá a 27ª edição do Festival do Rio. A estreia brasileira do filme acontece no histórico Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, tradicional palco da Gala de Abertura do Festival. O filme será apresentado ao público no Festival do Rio logo após a sua première mundial no Festival de Veneza, neste mês de agosto, e a sua passagem pelo Festival de Nova York, onde o filme também foi selecionado para abrir a edição deste ano.

Hamnet encerra a Edição 2025 do Festival

“Hamnet: A Vida Antes de Hamlet” (Hamnet) – longa dirigido pela ganhadora do Oscar, Chloé Zhao (Nomadland) e inspirado no premiado livro de Maggie O’Farrell, grande vencedor do Festival Internacional de Cinema de Toronto foi escolhido como o filme de encerramento do Festival do Rio, o longa contará com sessão no dia 11 de outubro, às 19h30, no histórico Cine Odeon – CCLSR, no Rio de Janeiro. Com produção dos vencedores do Oscar Steven Spielberg e Sam Mendes, “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet” (Hamnet) tem roteiro de Maggie O’Farrell e Chloé Zhao, também responsável pela direção. O longa traz no elenco Paul Mescal, de “Gladiador II”, e Jessie Buckley, de “Entre Mulheres”, em atuações aclamadas pela crítica internacional.

rio
“Hamnet”, da diretora vencedora do Oscar , Chloé Zhao, encerra o festival nesse ano.

*****

Sobre o Festival do Rio

O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal.

*****

Sobre a Shell Brasil

Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

*****

Tags: 2025cine odeoncinemafestivalFestival do Riomuseu do amanhãpremiaçãopremierepremiere brasilproduçõestroféu
Marcelo Sant' Ana

Marcelo Sant' Ana

Cinéfilo, Serieaholic, Jornalista e Autor. 34 anos, preto, da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Flamenguista. Amante do Carnaval! Tudo que a periferia faz, eu aplaudo e expando. Estou nessa caminhada para movimentar a cultura que de melhor existe nesse mundo!

Posts Relacionados

sexa
Filmes

Festival do Rio 2025 | “Sexa” é estreia de Glória Pires na direção

by Marcelo Sant' Ana
3 de outubro de 2025
0

Nesta sexta-feira, dia 3, o Cine Odeon CCLSR, cinema histórico do Centro da cidade, recebe a primeira exibição pública de "Sexa”, filme estreia da...

Read moreDetails
festival

Festival do Rio 2025 | Abertura tem “Hedda” de Nia da Costa e mais de 70 produções

3 de outubro de 2025
RioMarket 2025: Como o Brasil Está criando o Futuro do Seu Audiovisual

RioMarket 2025: Como o Brasil Está criando o Futuro do Seu Audiovisual

2 de outubro de 2025

Trends Tops no Kolmeia

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Horror Expo Brasil 2025

Horror Expo Brasil 2025

30 de setembro de 2025
HOGWARTS LEGACY | Personagens de Harry Potter que aparecerão

HOGWARTS LEGACY | Personagens de Harry Potter que aparecerão no jogo

21 de janeiro de 2023
eSports | Da Tela para o Pódio Olímpico,o Jogo que ficou Sério

eSports | Da Tela para o Pódio Olímpico,o Jogo que ficou Sério

2 de outubro de 2025
Festival do Rio 2025 transforma a cidade em capital mundial do cinema com 300 filmes

Festival do Rio 2025 transforma a cidade em capital mundial do cinema com 300 filmes

0
sexa

Festival do Rio 2025 | “Sexa” é estreia de Glória Pires na direção

0
RioMarket 2025: Como o Brasil Está criando o Futuro do Seu Audiovisual

RioMarket 2025: Como o Brasil Está criando o Futuro do Seu Audiovisual

0
Festival do Rio 2025 transforma a cidade em capital mundial do cinema com 300 filmes

Festival do Rio 2025 transforma a cidade em capital mundial do cinema com 300 filmes

3 de outubro de 2025
sexa

Festival do Rio 2025 | “Sexa” é estreia de Glória Pires na direção

3 de outubro de 2025
festival

Festival do Rio 2025 | Abertura tem “Hedda” de Nia da Costa e mais de 70 produções

3 de outubro de 2025

Mais Vistos no Kolmeia

  • Horror Expo Brasil 2025

    Horror Expo Brasil 2025

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • HOGWARTS LEGACY | Personagens de Harry Potter que aparecerão no jogo

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • eSports | Da Tela para o Pódio Olímpico,o Jogo que ficou Sério

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Mídia Kit
  • Politicas de Privacidade
  • Parcerias
  • Contato
  • Mídia Kit
  • Politicas de Privacidade
  • Parcerias
  • Contato
Facebook Instagram Youtube Spotify

© 2023 Kolmeia - Todos os Direitos Reservados - Design de Victor Rangel.

No Result
View All Result
  • Contato
  • Dashboard
  • Forgot Your Password?
  • Home
  • Impsum
  • Login
  • Meme generator
  • Mídia Kit
  • Página de exemplo
  • Pick a New Password
  • Politicas de Privacidade
  • Profile
  • Recent comments by me
  • Recent comments on my posts
  • Register
  • Review Ethics
  • Submit post

Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.