O fim de semana foi de comemoração para os entusiastas da tecnologia dos anos 90. O Hotmail, primeiro serviço de e-mail gratuito, completou 24 anos.
Sucesso no Brasil, o serviço (atualmente conhecido como Outlook) se popularizou rapidamente sobretudo pela sua ligação com o MSN, famoso site de mensagens que virou febre no país.
A partir de agora, nós da Kolmeia te guiaremos pela história desse serviço que marcou gerações!
O que é o Hotmail?
O projeto surgiu como uma proposta inovadora: oferecer uma conta de e-mail 100% gratuita, isenta de pagamento de taxas extras impostas por provedores que ofertavam esse tipo de serviço.
Do lançamento ao sucesso
No dia 4 de julho de 1996, o Hotmail iniciava oficialmente suas operações na internet.
Apesar de estar há poucos meses em atividade até então, o serviço rapidamente se tornou popular, o que chamou a atenção da gigante da tecnologia Microsoft.
Não demorou muito para que os bons resultados do correio eletrônico ganhassem destaque dentro da empresa, fazendo com que rapidamente enviassem uma proposta para a sua compra.
Como resultado, em dezembro de 1997 o Hotmail foi adquirido pela empresa por 400 milhões de dólares.
Contudo, houve uma série de boatos sobre uma suposta desativação do serviço ou até mesmo que ele deixasse de ser gratuito, visto que esse tipo de negociação e aquisição era algo inédito até então.
O sucesso era absoluto. No início de 2009, o serviço já possuía 30 milhões de usuários.
Nesse período, o Hotmail foi integrado ao MSN, serviço de mensagens instantâneas da Microsoft.
A utilização do MSN estava condicionado à criação de uma conta de e-mail do Hotmail, fato esse que aumentou ainda mais o número de usuários do correio eletrônico.
A Google ataca: a chegada do Gmail
Todavia, em 2004 a Google aproveita a oportunidade de entrar nesse mercado e lança o Gmail, seu próprio serviço de e-mails.
O serviço da Google era considerado superior ao de sua concorrente, já que trazia consigo recursos mais avançados e a oferta de 1GB de espaço, enquanto o Hotmail disponibilizava poucos megabytes ao usuário.
4 – Serviço perde espaço, mas ainda resiste
Após a entrada de uma concorrente no mercado e a perda de uma parcela de usuários, o serviço não conseguiu progredir.
Isso se torna evidente após erros preocupantes cometidos pela empresa.
Entre eles, o de ter esquecido de renovar o direito de uso sobre o domínio “hotmail.com.uk”, o que abria a possibilidade para qualquer pessoa adquiri-lo, em 2003.
Em 2007, a Microsoft decidiu continuar mantendo o Hotmail de forma gratuita para usuários comuns e criou o Outlook, exclusivamente para o mercado corporativo.
Em 2012, todos os usuários do antigo serviço e do Outlook foram integrados na mesma plataforma – que carrega o nome do serviço mais jovem -, dando sobrevida ao legado do Hotmail que contava com milhões de usuários ao redor do mundo.