Selecione um caminho no mundo dos esportes eletrônicos
Se você está lendo essa matéria pela primeira vez, saiba que ela faz parte de uma série de artigos sobre a indústria do eSports. Como prometemos no capítulo anterior, iremos sugerir alguns passos para você iniciar sua carreira no campo dos jogos eletrônicos. No entanto, tenha em mente que há diversas formas de começar e evoluir, afinal essa história de plano de carreira engessado é algo do século passado. Agora que passamos da introdução, pressione start e siga as abelhas.
Consigo começar a carreira nos eSports hoje?
Como disse o mestre Yoda em Star Wars – O império Contra Ataca:
“Faça ou não faça! Tentativa não há”.
Dito isso, uma ótima maneira de aprender e aprimorar suas habilidades é apenas começar a fazer o que você quer desempenhar. Dessa maneira, se você quer ser um Pro player, pratique e tente ingressar em uma equipe local para começar. Se você quer ser jornalista, crie um blog, escreva regularmente e promova seu conteúdo nas mídias sociais.
Ao tomar a iniciativa, busque novos contatos e melhore suas gradativamente suas habilidades. Com isso, muitas portas se abrirão e assim poderá impressionar os possíveis empregadores. E o melhor disso tudo, você pode começar agora mesmo.
Ser voluntário ou ser remunerado em algum evento de eSports, eis a questão!
Partindo do princípio de que você ainda não tenha se envolvido com eSports, ser voluntário ou trabalhar em eventos pode ser uma fonte de ensinamentos. Dessa forma, ajudar uma equipe do evento ou organizar torneios, oferecer suporte técnico e ajudar o show a funcionar dará uma visão mais efetiva sobre como as engrenagens funcionam.
Assim como, estar na recepção e ajudar os visitantes irá permitir aprender sobre a experiência dos espectadores, algo bem importante nessa indústria. Portanto, tanto o voluntariado, quanto um trabalho remunerado na área pode lhe conceder uma experiência valiosa.
Opção 1: Voluntariado
Abrindo um parênteses, colocamos voluntariado a frente do trabalho remunerado nas frases por uma razão. Culturalmente, não damos muito valor ao trabalho voluntário, afinal, temos aquele pensamento de que trabalhar de graça é exploração. Contudo, sendo voluntário você tem a chance de aprender sobre algo sem a intensa cobrança sobre você. Além disso, acrescenta experiência ao seu currículo que irá te dar vantagens caso queria continuar sua carreira nessa área.
Se decidiu seguir o caminho do voluntariado como primeiro contato,geralmente os eventos anunciam vagas para voluntários pouco depois da divulgação das datas em seus respectivos sites. Caso não encontre, entre em contato pelos canais de comunicação como Facebook, email e principalmente mensagens diretas do Instagram.
Opção 2: Trabalho remunerado
Agora, se você não abre mão de ter um pagamento seja lá qual seja a razão, esse recado é para você. Caso não tenha experiência ou venha de uma profissão muito diferente desse ambiente, escolha as funções mais simples. Desse modo, poderá observar e aprender como as demais áreas trabalham. Em outras palavras, por mais que seja fera nos vídeo games ou um grande entusiasta, se vacilar pode rolar um game over, sem direito a restart.
Caso tenha decidido seguir o caminho das vagas temporárias como primeiro contato, os sites de vagas de emprego costumam anunciar vagas temporárias na época dos eventos. Já aquelas vagas específicas costumam ser anunciadas nos sites das produtoras do evento ou LinkedIn. Vale lembrar que quanto mais experiência maior a chance, sem contar que um bom network também ajuda.
Ganhe experiência de trabalho na cara e na coragem
Às vezes, apenas a atitude de entrar em contato com equipes ou organizações envolvidas direta ou indiretamente nos eSports pode gerar algumas oportunidades. Assim, quanto maior a empresa que você procura, maior a probabilidade de você encontrar alguma vaga. Contudo, optar por uma organização menor tem suas vantagens, especialmente se você estiver procurando por um papel mais prático.
Embora conseguir uma colocação valiosa seja algo sensacional como experiência de trabalho, isso envolve um certo grau de sorte. Logo, tente entrar em contato com empresas respeitadas e pessoas amigáveis, principalmente aquelas que possam reservar um tempo para lhe dar uma visão do mundo dos eSports. Isso irá ajudá-lo a desenvolver suas habilidades.
Vale lembrar que atitude, não o exime de responsabilidades e cobranças, ou seja, ter metas saber ouvir os conselhos e críticas é fundamental. Além disso, construir uma boa impressão sobre seu trabalho pode ajudar bastante, afinal você nunca sabe quais portas poderão abrir no futuro.
Encontre um nicho
Após conseguir as primeiras experiências, chega um momento para marcar sua presença. Apesar de uma pessoa polivalente tenha benefícios, focar em uma área e se especializar gera autoridade. Assim, sua carreira começa a ganhar forma.
Por exemplo, caso tenha ótimas habilidades de comunicação, redação e mídia social, pode se concentrar em jornalismo, relações públicas e marketing. Portanto, examine cada área e faça alguma experiência de trabalho para ajudar a decidir no que você deseja entrar.
Mas você é um especialista, por exemplo, em Counter-Strike e se sente confiante em suas habilidades ou análise, talvez possa querer trabalhar para uma organização especificamente nesse jogo. Identifique o que lhe interessa e siga a partir daí.
Por último, mas não menos importante…
Depois de descobrir o que você quer fazer e adquirir alguma experiência, inscreva-se para receber alertas de vagas. Siga o tipo de empresa em que deseja trabalhar e verifique as vagas em aberto. Tente entrar em uma rotina e verifique uma vez por dia ou uma vez por semana.
Os salários podem variar bastante, dependendo da posição. Dê uma olhada nas funções de trabalho específicas descritas acima para obter detalhes específicos sobre cada uma, incluindo informações sobre salários em potencial.
Na próxima matéria, iremos contar com a participação especial de Luiz Gustavo Queiroga que irá nos contar um pouco da sua experiência como jornalista nesse universo de eSports. E o próximo episódio será: Indústria dos eSports | Quais as são funções do jornalismo nessa área, já disponível! Clique aqui para entender como essa matéria conclui a primeira fase dessa sequência, tal como o filme dos vingadores.
Fiquem em casa e conecte-se Kolmeia.