TW: violência doméstica, gaslighting
Lies Hidden in My Garden (Mentiras Escondidas no Meu Jardim, em tradução livre) certamente deixou uma impressão. Seja ela boa ou ruim, sinto que ainda estou tentando processar tudo que assisti. A verdade é que ele começa muito bem, mas parece que algo derrapa no meio do caminho e a trama se perde dentro de si mesma.
Importante dizer que já abrimos essa história com uma sequência de tirar o fôlego! As cenas iniciais são carregadas de símbolos e mistério, chega a dar um friozinho na barriga conforme a tensão vai se construindo. Isso sem falar na direção de arte que é, sem dúvida, impecável. Em vários momentos lembra muito o filme Parasita (2019) de Bong Joon Ho.
Leia também: Nem mesmo o talento de Shin Hye Sun salva See You in My 19th Life | Crítica
Duas mulheres enfrentando relacionamentos abusivos
O drama marca o retorno de Kim Tae Hee para as telas. Ela dá vida a Moon Joo Ran, uma mulher rica atormentada por visões conturbadas do passado, presa num casamento com um homem extremamente tóxico disfarçado de bom moço. Nessa relação vemos diversas cenas carregadas de gaslighting, que faz até mesmo a audiência se perguntar se também não estamos ficando um pouco paranoicos.
Do outro lado dessa história, temos Choo Sang Eun interpretada por Im Je Yeun, já conhecida por ser a grande vilã de The Glory (2022), aqui nos presenteando com uma personagem cheia de camadas. Choo Sang Eun é uma mulher grávida presa num relacionamento extremamente abusivo que sofre constantemente violência doméstica. É muito importante deixar registrado aqui que as cenas de violência são explícitas e muito difíceis de assistir. Se este tipo de assunto te causa gatilhos, recomendo fortemente pular este drama.
Para Joo Ran, a trama começa quando ela percebe um cheiro muito forte e peculiar vindo de seu quintal. Seu marido e filho insistem que ela deve estar louca e que não há cheiro algum lá. Mas acontece que há, de fato, um corpo enterrado no jardim de Joo Ran. Já para Sang Eun, tudo se desenrola após a misteriosa morte repentina de seu marido abusivo. A vida das duas se entrelaça após Joo Ran comparecer ao velório do marido de Sang Eun e juntas começarem a tentar investigar o que, de fato, está acontecendo.
As coisas se desenrolam um pouco devagar demais
Apesar de ter uma trama inicial muito bem desenhada, a história se arrasta num ritmo muito lento. Ainda que seja proposital e muito seja dito no silêncio entre os personagens, para algumas pessoas isso pode tornar a experiência um pouco monótona no desenrolar dos episódios.
Fato é que o desfecho deixa muito a desejar. Temos um plot twist nos episódios finais que parece elevar a trama pra um outro patamar por conta da imprevisibilidade da situação, mas depois há uma outra reviravolta neste mesmo conceito que parece simplificar demais as coisas deixanto tudo aquém da expectativa que vinha sendo gerada no decorrer da obra.
Ainda assim, Lies Hidden in My Garden se apresenta como algo diferente do padrão que estamos acostumados e acho que vale muito ser assistido. Sobretudo por conta da atuação primorosa das duas atrizes principais e de todo trabalho técnico fotográfico que é, sem dúvidas, o verdadeiro ponto alto desta série.