A 17ª edição da VERBO, mostra anual de performance organizada pela Galeria Vermelho, acontece entre os dias 9 e 11 de agosto em São Paulo com programação gratuita (veja abaixo). A curadoria é de Carolina Vieira, gerente artística da Pinacoteca do Ceará, Marcos Gallon, diretor artístico da Galeria Vermelho e Samantha Moreira, coordenadora do Chão SLZ.
Depois de passar por São Luís (MA) e Fortaleza (CE), totalizando mais de 30 ações com a presença de artistas de cinco países, o festival, um dos mais importantes e longevos do cenário artístico internacional, terá no encerramento artistas como o coletivo No Barraco da Constância Tem!, André Vargas, a mexicana Tania Candiani e o suíço Boris Nikitin, entre outros. Além das apresentações ao vivo, o público poderá conferir as obras apresentadas em vídeo.

“Ocupamos espaços públicos no Maranhão e no Ceará com uma agenda democrática e descentralizada, permitindo que o público participasse não apenas das apresentações, mas dos eventos paralelos ligados à VERBO. Agora encerramos aqui em São Paulo a nossa maior edição”, avalia Marcos Gallon, diretor artístico da Galeria Vermelho e um dos curadores do evento.
A mostra, sem fins lucrativos, criada, produzida e gerida pela Vermelho, é realizada anualmente desde 2005. Trata-se do primeiro evento dedicado totalmente à performance na América Latina e tem se consolidado como um dos principais palcos para artistas de todo o mundo, descentralizando a arte ao ocupar espaços públicos e privados e promover discussões e oficinas abertas aos interessados. Além de democratizar o acesso às apresentações, a VERBO ainda disponibiliza o registro em vídeo das ações, oferecendo um amplo acervo totalmente gratuito no site oficial do evento.

sexta-feira, 11
Foram 300 propostas recebidas de várias regiões do Brasil e do mundo. A seleção de projetos recebidos por meio da chamada aberta ficou a cargo de Carolina Vieira, Marcos Gallon e Samantha Moreira.
“O coletivo No Barraco da Constância Tem!, por exemplo, que é de Fortaleza, se apresenta nas três capitais. São diversas manifestações artísticas que trazemos para esta edição saindo do eixo Rio- São Paulo. A VERBO tem esse olhar para a inclusão e disseminação das artes junto ao público”, avalia Gabriel Zimbardi, da Galeria Vermelho.
No sábado, 12 de agosto, a mexicana Tania Candiani apresentará sua performance durante a programação da Festa ERUV, na Casa do Povo, no Bom Retiro (veja detalhes na agenda abaixo). A ação, gratuita, é promovida pelo centro cultural, um dos parceiros da VERBO em São Paulo nesta edição.
Leia também: FESTFLÁVIO | I Festival Nacional de Curtas acontece no MAM, em Agosto
A 17ª edição da Verbo conta com o apoio da Galeria Vermelho, Pro Helvetia, Pinacoteca do Ceará, Agência Lema, Instituto Chão, Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), Casa do Povo e Art Contábil.
Sobre a VERBO
A mostra anual de performance VERBO é um festival dedicado à apresentação de ações na área da performance de artistas brasileiros e estrangeiros. A mostra foi criada pela Galeria Vermelho em 2005 com o objetivo de criar uma rede de artistas e público ligados à arte da performance.
Serviço
Verbo – 17a edição
Gratuito
Galeria Vermelho -Rua Minas Gerais, 350 – Higienópolis, São Paulo (SP)
De 09 a 11 de agosto em São Paulo na Galeria Vermelho
Para mais informações e para acompanhar o acervo audiovisual das apresentações, acesse o site.
Performances de: André Vargas (Rio de Janeiro), Boris Nikitin (Basiléia), Charlene Bicalho (Nova Era), Clara Carvalho,Thiago Sogayar Bechara e Tuna Dwek (São Paulo), Fabiana Faleiros (São Paulo), Guilherme Peters (São Paulo), Julha Franz (Porto Alegre), Lucas Bebiano (Ibiúna), No Barraco da Constância tem! (Fortaleza), e Tania Candiani (Cidade do México).

Programa de filmes e vídeos: Andrea Hygino e Artur Souza (Rio de Janeiro, Belo Horizonte), Carolina Cony (Rio de Janeiro), Daniel Faguz (São Paulo), DJ Agojy de Exu e Profana ao Mel (São Luís), Eduardo Hargreaves (Tiradentes), Felipe Teixeira e Mariana Molinos (São Paulo), Gália Eibenschutz (Cidade do México), Romão (São Félix), Renan Marcondes (São Paulo), Ruy Cézar Campos (Fortaleza), Ting-tong Chang (Taipei), e Sy Gomes (Eusébio).
Quarta-feira, 09
20h – Sala 1
André Vargas (Cabo Frio)
Minha cabeça é meu guia (2023)
Performance
20’
20h30 – Todos os espaços
Tania Candiani
Coro de vozes não humanas (2023)
Performance para coro de 10 mulheres
15’
Com Camila Costa Isidoro, Caroline Baptiston Calsone, Ciara Guaraní, Glenys Alves, Heloisa Xavier da Silveira Andrade, Jaci Guaraní, Jéssica Paula dos Santos Menezes, Natália Eimi Ueda, Nike Krepischi e Viviane Rocha.
20h45 – Sala 3
Boris Nikitin (Basiléia)
Ensaio sobre o morrer (2019)
Performance
55’
Ação falada em inglês com tradução em português.
21h35 – Pátio
Charlene Bicalho (Nova Era)
CUIDADO! tudo o que é sólido se [des]mancha n´água (2020-2023)
Performance
Performance duracional
Quinta-feira, 10
20h – Sala 3
Julha Franz (Porto Alegre)
Safe Word (2023)
Performance duracional
20h – Pátio
Génova Alvarado (Serra Grande)
19 metros de ausência e uma carta aberta a quem possa interessar (2023)
Performance duracional
20h30 – Sala 2
Clara Carvalho,Thiago Sogayar Bechara e Tuna Dwek (São Paulo)
Um salto da moldura: Jeanne Hébuterne e Amedeo Modigliani (2021)
Texto: Thiago Sogayar Bechara
Performance: Tuna Dwek
Direção: Clara Carvalho
50’
21h30 – Sala 1
Guilherme Peters (São Paulo)
O corpo submisso tentando jogar com a economia libidinal (2023)
Performance
40’
Sexta-feira, 11
20h – Sala 1
Boris Nikitin (Basiléia)
Ensaio sobre o morrer (2019)
Performance
55’
Ação falada em inglês com tradução em português.
21h – Sala 2
Lucas Antonio Bebiano (Ibiúna)
Tropeço enquanto Falo (2022)
Performance
30’
21h30 – Sala 3
Fabiana Faleiros (São Paulo)
Há boca virada pra terra (2022)
Performance
23’
21h50 – Pátio
No Barraco da Constância tem! (Fortaleza)
A (2023)
Performance
60’
Sábado, 12 de agosto
Festa ERUV na Casa do Povo
16H30 Tania Candiani