Embora o automobilismo tradicional tenha pisado no freio por conta da pandemia, o mundo dos eSports automobilísticos só acelera. Desde o início dos cancelamentos das provas tradicionais, para evitar aglomerações, até mesmo a Fórmula 1 se rendeu ao automobilismo virtual (AV). Afinal, além de poder competir da sala de casa, o AV é um dos poucos eSports com maior ligação com o esporte real.
Com isso, a Porsche Cup Brasil, reafirmando o seu apoio aos eSports, promoveu na última semana a Corrida das Estrelas através do simulador iRacing. O evento foi transmitido pelo YouTube e reuniu diversos pilotos nacionais e internacionais. Confira a seguir, com exclusividade ao site Kolmeia a entrevista com o piloto da Stock Light Márcio Campos.
O Conto de Márcio Campos : Dos simuladores para Stock
Márcio iniciou sua carreira como piloto aos 23 anos, algo considerado tardio no automobilismo. Ainda sim, seguindo sua vontade de correr, venceu o Campeonato Gaúcho de Marcas já no ano de estreia. A partir de 2011, ingressou na competição Mercedes-Benz Grand Challenge onde foi tricampeão da categoria, desde a estreia e pelos dois anos seguintes. Já em 2014, correu no Campeonato Brasileiro de Turismo, ficando em terceiro lugar no ano de estreia e sendo Bicampeão nos anos seguintes. E por último, correu na Stock Car em 2017 e na Stock light em 2019.
Uma performance surpreendente no evento de eSports da Porsche
Durante a Corrida das Estrelas, Márcio Campos conquistou a pole position das duas etapas do evento, além de vencer a primeira sessão e chegar em terceiro na corrida final. Você pode até pensar que apenas o fato de ele ser piloto o ajudou a conseguir esses resultados. Ainda que seja impressionante sua jornada nas pistas, seu contato com os simuladores começou bem antes disso. Sem dar muito spoiler, vamos à entrevista cedida ao Kolmeia via WhatsApp, de casa, respeitando a quarentena.
O automobilismo virtual vem sendo considerado o eSport com maior integração com o esporte tradicional. Você acredita que as automobilismo virtual pode ajudar os futuros pilotos?
Com certeza! Automobilismo Virtual tem crescido muito. Eu sou um caso onde o simulador me ensinou muito, aprendi a guiar nele, pois não passei pelo kart como 90% dos pilotos.E agora com essa pandemia do Coronavírus, tivemos recorde de participações e de audiência. Vide a Nascar fazendo corrida com seus pilotos e passando na FOX nos EUA.
Em meados de 2004, Campos pilotava no simulador Live for Speed. Inclusive, foi nessa época que correu junto do piloto Hugo Luis Calmon até 2008 quando lançou o iRacing. Ambos migraram assim que o novo simulador foi lançado, e em 2011 Hugo foi campeão mundial e Márcio…Bom! Vocês leram ali em cima.
Como foi participar da Porsche Cup Brasil eSports?
Foi uma corrida muito divertida. Eu sabia que seria muito difícil pois o Canapino é um monstro no iRacing, e fiquei muito feliz pelo meu desempenho na corrida 1. Na corrida 2, tivemos disputas intensas, e eu acabei esquentando demais os pneus, o que me fez perder rendimento. Acho que essa iniciativa da Porsche muito legal, e espero que tenha novos eventos.
Participaria de outros eventos virtuais?
Com certeza! Enquanto não podemos correr no real, matamos a vontade no virtual.
Qual recado deixaria para quem viu a corrida e gostaria de competir no futuro?
Qualquer pessoa pode começar a correr hoje em dia. Os simuladores atingiram um nível muito bom, tanto de realismo como de competitividade.Então, não existe hora melhor do que agora para entrar nesse mundo.
Embora seja ainda muito cedo para avaliar, a quarentena global, sem dúvidas, serviu para dar um empurrãozinho extra ao automobilismo virtual atingir o mainstream. Assim como a Porsche, Fórmula 1, Fórmula Indy, Le Mans, Stock e outros seguimentos, o site Kolmeia fará o possível incentivar esse eSport ainda mais. Gostaríamos de agradecer a equipe do Podcast Sim Racing News que nos ajudou a realizar essa entrevista. Buzz, Tchau!