Se tem uma pergunta que não sai da cabeça dos fãs da Netflix é: Quem Matou Sara? A série, certamente, está dando o que falar e aguçando a curiosidade do público. Afinal, desde a estreia não saiu do top 10 da plataforma de streaming. Então, o Kolmeia não poderia ficar de fora e ativou o modo investigação.
Sem corpo, sem morto
Com certeza, parece contraditório a série se chamar “Quem Matou Sara?” e Sara estar viva. Entretanto, o título é apenas o questionamento feito por Álex, partindo das informações que ele possui. Mas o público não está limitado somente às pistas dele e pode teorizar o quanto quiser. Então, vamos às análises:
Se tem uma regra que se aplica a todos os filmes e séries de suspense é: se o corpo não foi mostrado, não se pode afirmar a morte do personagem. O que se vê em “Quem Matou Sara?” é a jovem em estado grave sendo levada a um hospital e depois Álex sendo informado da (suposta) morte da irmã. O túmulo também aparece várias vezes, mas lápide também não quer dizer muita coisa.
O que se sabe sobre Sara é que ela era ambiciosa, inteligente e articuladora. A todo momento observava tudo na família Lazcano e a cada nova descoberta, uma nova moeda de troca. Depois de ameaçar Chema, trair Rodolfo e humilhar Elroy, já não é mais possível subestimar a personagem e acreditar que se trata de uma menina ingênua. Não dá pra pensar que ela viu as fitas de Sérgio apenas por curiosidade juvenil. É mais provável que estivesse procurando novas formas de chantagear.
Partindo do pressuposto de que ela observava atentamente cada passo dos Lazcano, é impossível crer que ela subiria no paraquedas depois de Elroy dizer que Mariana não queria que os filhos se aventurassem. Ainda mais levando em consideração o discurso da matriarca Lazcano incentivando a jovem a experimentar esportes radicais. Sara subiu de forma consciente. E porque ela faria isso?
Tentativa de suicídio ou plano de forjar a própria morte?
Além de não mostrar o corpo de Sara, a série da Netflix também não mostrou uma cena muito importante: as cordas do paraquedas sendo cortadas. O público é levado a deduzir que foi Elroy a mando de Mariana, mas porque a cena mais importante de Quem Matou Sara não apareceria? Pode ser que a própria tenha feito a sabotagem. E porque?
A primeira linha a se seguir tem a ver com o diário secreto encontrado por Álex. Nele a jovem expõe seus pensamentos suicidas e seu desejo de morrer. Seria uma forma bem cinematográfica de tirar a própria vida. Além do mais, Sara descreve perturbações psiquiátricas e questiona a própria sanidade mental.
Mas também pode se tratar de uma tentativa bem arriscada de forjar a própria morte, já que ela não tinha medo de se machucar. Ela não teria nada a perder dando certo ou dando errado. Inclusive, pode ser que o próprio César Lazcano esteja envolvido nisso. Afinal, seria interessante para ele ter uma aliada capaz de qualquer coisa.
O que esperar da segunda temporada de Quem Matou Sara?
O diário de Sara é um peça muito importante, pois mostra pela primeira vez o Doutor que cuidava dela. Ele, certamente, ajudará a esclarecer muitas coisas sobre o passado, assim como Marifer. Além disso, novos questionamentos importantes surgem a partir do diário, como Quem era a pessoa enterrada no quintal de Álex e como se encaixa na trama?
Agora, a série não somente questiona Quem Matou Sara? Surgem novas questões como: Sara realmente está morta? Quem realmente era ela? E a família Lazcano também segue suas tramas individuais. A crise se agrava no casamento de Lorenzo e Chema, que aparece beijando Clara. E os crimes de Sérgio e César seguem sem a devida punição.
Vale lembrar que as dúvidas não persistirão por muito tempo, já que a segunda temporada da série estreia dia 19 de maio na Netflix. Até lá, é bom lembrar de duas frases. Primeiramente, a de Elisa Lazcano: “Sara é mais perigosa do que parecia”. Em contrapartida, a frase de Agatha Christie que abre a série e que depois aparece no diário de Sara diz: “Poucos de nós são o que parecem ser”. Que venham os plot twists!
Gosta de séries? Então confira: Finalmente! Netflix lança o primeiro trailer de O Legado de Júpiter