Sinopse
Grave Torture conta a história de Sita, que ainda jovem, testemunha a morte de seus pais durante um ritual religioso extremo. Esse evento a deixa desiludida com a religião. A partir daí, ela nutre uma obsessão: encontrar a pessoa mais maligna possível e, quando essa pessoa falecer, enterrar-se junto a ela. Sita busca provar que religião e punições após a morte são meras ilusões. No entanto, suas ações têm consequências macabras.
Que premissa amigos
Com certeza! A premissa desse filme desperta a curiosidade, não é mesmo? O fato de ser uma produção da Indonésia adiciona um toque de originalidade, e eu também aprecio muito explorar filmes de diferentes culturas para entender como o terror é abordado em contextos diversos. Afinal, cada país tem suas próprias nuances e formas de contar histórias assustadoras.
Horror e religião
O tema do horror relacionado à religião é realmente delicado e fascinante. Lembrei-me do clássico “O Exorcista”, que também mergulha profundamente na fé e na conexão com a igreja. Nesse filme indonésio, o diretor explora um conceito islâmico sobre punições no pós-vida, algo que ocorre ainda na cova. O título em inglês, “Grave Torture”, já nos dá uma pista do que esperar.
Vai dividir opiniões
Certamente, Grave Torture vai dividir opiniões. Para mim, avaliar algumas decisões do roteiro é desafiador, especialmente porque tenho uma perspectiva ocidental e não sou especialista em religião. Por isso, prefiro concentrar-me na construção do horror e na sustentação da história por meio de seus diversos arcos. O filme inicia com um drama, o que considero positivo, mas o desfecho diverge das construções e ideias apresentadas ao longo da trama. Vale mencionar que, embora haja uma cena impactante envolvendo uma máquina de lavar, grande parte do filme é permeada pelo drama.
Vale a pena conferir?
O filme está disponível na Netflix em diversos países, o que sugere que em breve também estará disponível no Brasil. Acredito que assistir ao filme vale a pena, mas com alguns alertas: não se trata de um típico filme de terror com sustos constantes. Embora contenha algumas cenas impactantes, o ritmo é mais lento, e a condução narrativa difere por ser uma produção indonésia. No entanto, assistir pode ser válido para formar opinião, concordando ou não com as ideias apresentadas pelo diretor.
Assista abaixo o nosso programa Noite de Terror com analise do filme.
Vocês acham que o terror acabou? confira mais vídeos assustadores nosso quadro Noite do Terror no canal do YouTube do Kolmeia.