De fato, fã que é fã de verdade de uma série não se limita ao que já viu e viaja imaginando várias teorias. Com Stranger Things não é diferente, ainda mais que as gravações da quarta temporada, enfim, foram retomadas pela Netflix. Certamente, muitas teorias são absurdas, mas outras fazem bastante sentido e são uma pista dos caminhos que a série pode tomar daqui para frente. Veja algumas:
Datas comemorativas e estações do ano em Stranger Things
O primeiro ponto a se constatar é que cada temporada de Stranger Things se passa no ano seguinte à temporada anterior. Dessa forma, a série se inicia no ano de 1983, a segunda temporada se passa em 84, a terceira em 85 e, consequentemente, a quarta temporada em 1986.
Segundo, cada temporada da série original da Netflix se passa em uma época do ano, focando uma data comemorativa. A primeira foca no natal (na verdade, ainda é novembro quando tudo começa, pois o sequestro de Will para o mundo invertido é em 06 de novembro, mas as decorações, as luzes pisca-pisca apontam para a chegada do natal), a segunda temporada foca no Halloween e a terceira na Independência dos Estados Unidos. Qual outra grande data comemorativa que movimenta a América e poderia ser pano de fundo para a quarta temporada? A Páscoa, talvez.
A teoria das datas comemorativas dá margem a uma outra: a das estações do ano. Não significa que cada temporada se passe em uma estação, pois tanto a primeira, como a segunda começam no outono e terminam no inverno. Porém as datas comemorativas que cada temporada foca, de fato, são em estações diferentes: Natal, no inverno; Halloween, no outono; Independência Americana, no verão. Com isso, é muito provável que a terceira temporada de Stranger Things foque em uma data comemorativa que se passe na primavera dos EUA.
Stranger Things ou Chernobyl?
Não apenas um, mas vários indícios apontam para o aparecimento do acidente da usina nuclear de Chernobyl em Stranger Things. Afinal, no parágrafo anterior foi possível constatar a probabilidade da temporada se passar na primavera americana, ou seja, entre março e junho. A saber, a explosão nuclear ocorreu dentro desse período, mais especificamente em 26 de abril de 1986.
Além da coincidência de datas, também há compatibilidade de local. Afinal, Hopper está justamente na Rússia. Como se não bastasse, ainda é prisioneiro de russos que lidam com tecnologia nuclear. Ou seja, a chance do acontecimento ser retratado ou, no mínimo, mencionado é muito grande.
Will, o sábio e… poderoso!
Outra teoria plausível sobre Stranger Things aponta para o fato de Will Byers, assim como, Eleven também ter superpoderes. Seria, inclusive, uma forma de justificar a sobrevivência de uma criança aparentemente tão frágil no Mundo Invertido (embora a série tenha deixado claro que ele é bom em se esconder). Entretanto, existem duas explicações sobre como os supostos poderes foram adquiridos.
Primeiro, há quem acredite que Will desenvolveu poderes ao se conectar com o mundo invertido. Afinal, mesmo depois do Devorador de Mentes ter sido expulso do corpo dele, Will continua sendo capaz de sentir o monstro, o que não deixa de ser uma habilidade sobrenatural. Entretanto, Hopper também passou um tempo preso no mundo invertido na segunda temporada e não desenvolveu a mesma capacidade. Nem mesmo Eleven consegue detectar a presença do Upside Down. Então, de fato, Will desenvolveu um dom.
Há, ainda, quem acredite que Will também foi vítima das experiências do laboratório Hawkins com o consentimento de seu pai, mas sem que Joyce soubesse. Lonnie, com certeza, tem o caráter bem duvidoso, afinal, foi capaz de tentar convencer Jonathan sobre a suposta loucura de Joyce só para receber o dinheiro do seguro pela morte de Will. Ele não tinha nenhuma consideração pelo filho mais novo, a quem sempre ofendia. Além disso, é capaz de tudo por grana. E vale lembrar que Joyce já teve problemas psiquiátricos no passado, então não seria tão difícil enganá-la. Talvez por aparentemente não ter manifestado nenhuma habilidade, Will tenha sido descartado e deixado de ser lucrativo para Lonnie.
Sem corpo, sem morto
Em se tratando de filmes e séries, essa, certamente, é uma das regras mais básicas. Stranger Things não nos poupou de ver a terrível morte de Bob na segunda temporada, nem de Billy na terceira. Até mesmo Alexei nós vimos definhar. Porém, quanto a Hopper, a Netflix apenas conduziu a uma dedução, em vez de mostrar efetivamente a morte. Assim, antes mesmo do Teaser “Da Rússia com amor”, a maior parte do fandom já suspeitava que Hopper estivesse vivo. Entretanto, outro personagem também se encaixa na mesma regra. A saber, trata-se de Martin Brenner.
o “Papai” de Eleven é um personagem muito importante para simplesmente desaparecer da série. Além disso, outros indícios de que ele pode estar vivo são mostrados. Na segunda temporada, a gang de Kali deixa claro que pessoas envolvidas com o projeto MK Ultra ainda estão na ativa e procurando por eles. E, quando Eleven e Eigth invadem a casa de Ray Caroll, ex membro do Laboratório de Howkins, ele jura que Martin está vivo. Pode ser um blefe… ou não!
De certa forma, já existe confirmação da sobrevivência de Brenner, resta saber se a Netflix o trará pra a temporada 4.
De mocinha à vilã da série
Mais uma teoria que se divide em duas: Eleven pode ser a vilã da quarta temporada. No entanto, não é um plot twist que afirma que ela é má, mas um possível caso de controle mental. Parte das pessoas que acreditam nessa teoria atribuem esse controle ao Devorador de Mentes que ficou preso a ela, assim como aconteceu com Will na temporada 2. Mas seria uma fórmula repetida, então empobreceria a narrativa.
A segunda hipótese seria uma manipulação mental por parte de Brenner. Eleven recorreria ao cientista na esperança de recuperar seus poderes e salvar Hopper, ele então a enganaria e controlaria sua mente. É uma hipótese bem viável e Brenner é um vilão absurdo! Vale lembrar que ele fez experimentos científicos em grávidas, sequestrou criancinhas, comandou homicídios e é totalmente obcecado pela Guerra Fria. Interessado em voltar a ter posse de sua principal arma (Eleven) ele pode usá-la pra destruir todas as pessoas que tenham ciência de seus poderes e possam se opor a usá-los contra os russos.
Enfim, essas são as teorias que julgamos mais plausíveis. Entretanto, não só de teorias boas vive a internet! Então aguarde a próxima lista com as teorias mais malucas! E se você conhece outra teoria legal não listada, deixe nos comentários! Aproveite e leia: Anos 80 em séries