“Ainda Estou Aqui”, filme de Walter Salles, e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, acaba de vencer mais um prêmio. A competição em questão, foi no tradicionalíssimo Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, que é realizado sempre em Janeiro, na Califórnia. Realizado do dia 2 ao dia 13 de Janeiro, o Festival entregou o prêmio de “Melhor Longa-Metragem Internacional” ao filme, que é uma co-produção do Globoplay e da Conspiração Filmes.
Filme venceu concorrência com mais de 30 longas
O Festival de Palm Springs é gerido pela Palm Springs International Film Society, que também gere o Palm Springs International Shortfest. O evento contou com a exibição de 165 filmes de mais de 71 países, incluindo 68 estreias. A programação incluiu 35 produções indicadas ao Oscar na cobiçada categoria de Melhor Filme Internacional.
Anúncio do prêmio ressalta sensibilidade do trabalho de Walter Salles
“A ‘Eu Ainda Estou Aqui’, por transmitir o horror de uma ditadura iminente sob a perspectiva íntima de uma mãe que defende não apenas sua família de cinco pessoas, mas também sua dignidade. Evocando a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, o diretor Walter Salles captura um momento crítico da história com detalhes minuciosos e envolventes”, diz declaração do júri.
Confira abaixo, o anúncio feito pelo festival:
Produção segue multipremiada mundo afora
“Ainda Estou Aqui” vai enfileirando vitórias pelo seu circuito internacional, onde é distribuído pela Sony Pictures Classic, e já venceu prêmios nos festivais internacionais de cinema de Veneza, Vancouver, Miami, e agora Palm Springs. O longa ainda entrou para a lista dos Top 5 filmes internacionais do National Board and Review, uma das mais antigas organizações americanas de críticos de cinema. Fernanda Torres ainda levou um Globo de Ouro de Melhor Atriz, pelo seu papel como Eunice Paiva, no longa de Salles.
Leia também: Ainda Estou Aqui | Uma imersão sobre uma família durante a ditadura
Veja a lista de outras vitórias do drama brasileiro que pode ser indicado ao Oscar:
Globo de Ouro
- Fernanda Torres – Melhor Atriz de Drama (vencedora)
Festival de Veneza
- Melhor roteiro (vencedor)
- Green Drop Award
Vancouver International Film Festival
- Prêmio do público (vencedor)
Mill Valley Film Festival
- Filme Favorito do Público (vencedor)
Miami Film Festival GEMS
- Filme Favorito do Público (vencedor)
Festival de Pessac, na França
- Prêmio do público (vencedor)
- Prêmio Danielle Le Roy (vencedor)
Astra Film Awards
- Melhor Filme Internacional
New Mexico Film Critics
- Melhor Filme de Língua Estrangeira