Para todo aquele que é muito fã de cinegrafia, sabe o quanto as recomendações de filmes são importantes para manter sua bagagem de referências cheia. Isto é, como o cinema é uma arte muito dinâmica, as mudanças acontecem rápido e é difícil acompanhar quais as melhores obras disponíveis. Por isso mesmo, com um toque meio nerd e também meio cinéfilo, realizamos essa curadoria de filmes com muito cuidado para você. Fique a vontade para se inteirar sobre quaisquer filme que esteja aqui e você ainda não conhecia.
Se você ainda não conferiu as partes anteriores desta lista, sugiro que vá dar uma conferida no que já recomendamos. Nós sugerimos dar uma olhada antes para que vocês conseguir extrair o máximo possível da nossa seleção. Com muito carinho pelo trabalho aqui feito e com minuciosa atenção, trazemos para vocês a terceira e última parte dessa curadoria de filmes para todo aquele que ama cinema assim como nós. Por fim, aproveitem bastante e fiquem agora com esta maravilhosa lista de filmes
O Gigante de Ferro
Esse ganha o prêmio de “amava antigamente, mas esqueci que existe”. Essa animação com certeza é daquelas divertidas, tocantes e de uma sensibilidade enorme. Esse filme consegue retratar coisas sobre a vida, sobre a bondade e sobre o que é ser um super herói. Misture um garoto, um robô gigante alienígena, faz eles virarem amigos e coloca o governo no encalço deles e está pronto o nosso filme. Um clássico emocionante demais que os fãs de cinema não podem esquecer!
Circle
Bem o estilo “crítica social f#@&”, esse filme junta 50 pessoas num círculo que mata 1 pessoa a cada 3 minutos e os integrantes precisam votar em quem vai morrer até que só sobre apenas uma pessoa. Como tu pode imaginar, os debates sobre quem merece morrer ou não e as razões por isso se dão o filme inteiro. No longa, entram em jogo conceitos religiosos, moral, racismo, xenofobia, sociedade, etc. O filme vale muito a pena pelo que ele traz a debate e a forma como ele faz, colocando os valores de cada um como o que faz eles se manterem vivos ou mortos. Faz a gente se questionar bastante.
Fantasia
Animações lindas da Disney passando enquanto toca uma música clássica que dá ritmo para os movimentos. Tem coisa mais bonita e divertida do que isso? O mais interessante é que esse projeto veio diretamente do titio Walt para ser passado em um cinema adaptado exclusivamente para aquela sessão, com caixas de som que proporcionavam uma imersão enorme. Imagina como teria sido assistir isso nesse lugar… Aliás, é importante dizer que existem duas versões, a mais antiga Fantasia e uma mais recente chamada Fantasia 2000. Sinceramente, é difícil afirmar que você deve ver uma e não assistir a outra, a experiência é deslumbrante em ambas. Assista a esses filmes e se apaixone.
Kill Bill: Vol. 1 e 2
Acho que o Tarantino dispensa comentários, não é mesmo? Afinal, se você não conhece ainda esse cara, vai assistir um filme dele AGORA! A verdade é que esse seja talvez um dos diretores mais influentes da cultura pop e do cinema atualmente, assim como o Steven Spielberg já foi bastante a alguns anos atrás. Sendo assim, nada mais justo que deixar aqui dois exemplares (mas valem como um só) de uma das melhores cenografias atuais. Na trama de vingança, a Noiva busca destruir seu antigo grupo de assassinos e o seu líder Bill que a traíram, mataram sua filha ainda na sua barriga e a deixou em coma por 4 anos. Imagina a sede de sangue que ela estava quando acordou. Não dá para não ver esse clássico do cinema de Tarantino, com todo seu estilo e marcas notórias.
Prenda-me Se For Capaz
O filme é o tempo todo uma perseguição doida de um policial tentando pegar um golpista genial que passa a perna em todo mundo e finge ser médico, advogado, copiloto de avião, etc. Esse cara virou tudo isso e mais um monte de outras coisas para enriquecer aplicando golpes. O espertinho realmente consegue enganar todo mundo e estar a 3 passos na frente de todo mundo. Quis deixar essa recomendação aqui porque o DiCaprio é com certeza um dos rostos mais presentes no cenário popular do cinema. Portanto, não poderia deixar passar um filme sensacional desse em que ele contracena com o Tom Hanks e que ainda é dirigido pelo grande Spielberg. Melhor que isso, só saber que esse filme é baseado em fatos reias! O cara era tão bom que depois disso tudo, o FBI recorria a ele para ajudar na captura de outro golpistas. Só assiste, meu amigo.
Kubo e as Cordas Mágicas
Essa animação aqui é sensacional, chegou a concorrer para o Oscar de Melhor Animação e Melhores Efeitos Especiais e não é por menos. Assim como o filme do Burton aqui nessa lista, esse filme foi feito pela técnica de stop motion e tem uma história surpreendente sobre heroísmo no contexto da cultura japonesa. Digamos que esse filme é basicamente um RPG gravado da melhor forma possível, afinal a melhor forma de designar o Kubo é, com certeza, como um bardo em busca da sua aventura e para descobrir a história da sua família. Esse é um dos filmes que emociona a gente do início ao fim e tanto direção, como roteiro e cenografia são impecáveis.
(EXTRA) Boyhood
A ideia não era passar de 20 filmes na lista (eu sei que se deixar, eu coloco uns 100 filmes aqui e esse com certeza não é o propósito deste texto), mas eu preciso colocar esse filme aqui. Pra mim, foi a melhor representação cinematográfica do que é crescer e passar pela infância e adolescência. Desde a experiência de ter o primeiro amor, ir pra faculdade, problemas com os pais, dentre várias outras coisas relativas a essa fase da nossa vida, o filme a retrata com maestria e consegue tocar a gente de uma forma única, aquele sentimento de nostalgia e saudade, sabe?
Boa parte disso se dá pelo fato de que o filme foi gravado por anos, acompanhando o crescimento real dos atores mirins, desde bem pequenos até o início de sua vida adulta (imagina o risco que esse diretor correu, já pensou se isso dá problema?). Mesmo que esse filme não esteja muito inserido no contexto geek, eu quis colocar ele aqui por ser uma das melhores representações pra mim do que foi passar a minha vida vendo filmes, já que eu trago isso desde pequeno. Então, fica ele aqui como menção honrosa para essa minha listinha.
Então, foi isso! Espero que tenham curtido a lista e façam bom uso dela. Obrigado a quem leu até aqui e até a próxima.