Carnaval e cinema são belas artes, cada uma a sua maneira. E em uma parceria ousada e curiosa, a Universal Pictures e a escola de samba Estação Primeira de Mangueira, foram mestre-sala e porta-bandeira, de uma mesma causa. Sendo parte da campanha de lançamento de “Wicked” – longa que estreou no Brasil em 21 de novembro e já levou mais de 500 mil pessoas aos cinemas – a Universal Pictures se uniu à Mangueira do Amanhã, projeto social e escola de samba mirim da agremiação Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro. A parceria gerou dois pôsteres (confira abaixo) que foram lançados hoje nas redes sociais e que destacam as cores verde e rosa – identidade da escola e também do filme “Wicked”.
Destaques da escola de samba mirim viveram Elphaba e Glinda
A escola de samba convidou as porta-bandeiras mirins Lorrana Souza de Castro e Thalita de Oliveira, destaques na instituição, para viverem seu momento Elphaba e Glinda, recriando cartazes divulgados anteriormente com Ariana Grande e Cynthia Erivo. Além das cores e toda a musicalidade envolvida, assim como temas abordados na nova produção da Universal Pictures, a associação também trabalha em prol da diversidade, independência feminina, educação antirracista entre demais tópicos. A ação contou com apoio de Evelyn Bastos, presidente do projeto e rainha de bateria da Mangueira.
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o Instagram.
Filme já faturou bem mais de US$ 100 milhões
“Wicked” já está em cartaz nos cinemas de todo o país, também com versões acessíveis, legendadas e dubladas. Mundo afora, adaptação do famoso musical, já ultrapassou a barreira dos US$140 milhões.
Sobre o filme:
Um dos musicais mais amados e aplaudidos nos palcos, “Wicked” faz sua jornada para as telonas como um evento cinematográfico espetacular. Dirigido pelo aclamado cineasta Jon M. Chu (“Podres de Rico”, “Em um Bairro de Nova York”), “Wicked” é o primeiro capítulo de uma celebração cultural imersiva em duas partes. “Wicked: Parte Dois” está previsto para estrear nos cinemas em 26 de novembro de 2025.
A história
“Wicked”, a história não contada das bruxas de Oz, é estrelado pela vencedora dos prêmios Emmy, Grammy e Tony, Cynthia Erivo (“Harriet – O Caminho para a Liberdade”, “A Cor Púrpura”, da Broadway), como Elphaba, uma jovem mal compreendida por causa de sua pele verde incomum, que ainda não descobriu seu verdadeiro poder; e pela vencedora do Grammy, artista recordista de álbuns de platina e superestrela global Ariana Grande como Glinda, jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece a sua verdadeira alma.
As duas se encontram como estudantes na Universidade de Shiz, na fantástica Terra de Oz, e se tornam grandes amigas – uma afinidade improvável, mas profunda. Após um encontro com O Mágico de Oz, a amizade entre elas chega a uma encruzilhada, e suas vidas tomam caminhos muito diferentes. As extraordinárias aventuras de Glinda e Euphaba em Oz acabarão por vê-las cumprir seus destinos como a Bruxa Boa e a Bruxa Má do Oeste.
Leia também: Wicked: Do Palco para as Telonas – Uma Análise Completa
Filme reúne elenco estrelado
O filme também é estrelado pela atriz vencedora do Oscar, Michelle Yeoh, como a Reitora de Estudos de Feitiçaria da Universidade Shiz, Madame Morrible; pelo vencedor do Prêmio Oliver e indicado ao Emmy, Jonathan Bailey (série “Bridgerton”, minissérie “Companheiros de Viagem”), como Fiyero, um príncipe desencanado e despreocupado; pelo ator indicado ao Tony, Ethan Slater (“Bob Esponja”, da Broadway, série Fosse/Verdon), como Boq, estudante altruísta da província de Munchkin; por Marissa Bode em sua estreia no cinema como Nessarose, irmã favorita de Elphaba; e pelo ícone da cultura pop, Jeff Goldblum, como O Maravilhoso Mágico de Oz.
O elenco de personagens de “Wicked” inclui ainda Pfannee e ShenShen, casal de compatriotas cúmplices de Glinda, interpretados pelo ator indicado ao Emmy, Bowen Yang (programa Saturday Night Live), e Bronwyn James (série “Harlots”); uma nova personagem criada especialmente para o filme, Srta. Coddle, interpretada pela atriz indicada ao Tony, Keala Settle (“O Rei do Show”); e Peter Dinklage (série “Game of Thrones”), quatro vezes vencedor do Emmy, como a voz do Dr. Dillamond. O elenco de apoio também conta com Andy Nyman (“Judy: Muito Além do Arco-Íris”) como o Governador Thropp; Courtney Mae-Briggs (“Capitão Laserhawk: Remix Blood Dragon”) como a Sra. Thropp; Aaron Teoh (“Artemis Fowl: O Mundo Secreto”) como Avaric; e Shaun Prendergast (“Henrique V”) como o Presidente da Universidade Shiz.
Produtores são premiados e indicados ao Tony, Emmy e Oscar
“Wicked” foi produzido por Marc Platt (“La La Land: Cantando Estações”, “A Pequena Sereia”), cujos filmes, programas de televisão e produções teatrais conquistaram um total de 46 indicações ao Oscar, 58 indicações ao Emmy e 36 indicações ao Tony, e pelo vencedor de prêmios Tony, David Stone (os musicais da Broadway “Kimberly Akimbo”, “Next to Normal” e “The 25th Annual Putnam County Spelling Bee”), com quem Platt produziu o musical blockbuster da Broadway, “Wicked”. Os produtores executivos do filme são Stephen Schwartz, David Nicksay, Jared LeBoff, Winnie Holzman e Dana Fox.
“Wicked” é baseado na peça musical com música e letra do lendário compositor e letrista vencedor do Grammy e do Oscar, Stephen Schwartz, e no libreto da indicada ao Emmy e Tony, Winnie Holzman (criadora da série “Minha Vida de Cão”), uma adaptação do best-seller de Gregory Maguire. O roteiro do filme foi escrito por Winnie Holzman e Dana Fox (“Cruella”, “Cidade Perdida”). A trilha sonora de Wicked foi composta pelo indicado ao Grammy e ao Oscar, John Powell (“Han Solo: Uma História Star Wars”, “Como Treinar o Seu Dragão”) & Stephen Schwartz.
Equipe da adaptação é reconhecida por trabalhos sólidos
A talentosa e premiada equipe de produção criativa e artística do diretor Jon M. Chu inclui a diretora de fotografia Alice Brooks (“Em um Bairro de Nova York”, “Tick, Tick … Boom!”); o designer de produção seis vezes indicado ao Oscar, Nathan Crowley (“Dunkirk”, “Batman: O Cavaleiro das Trevas”); o editor indicado ao Oscar, Myron Kerstein A (“Em um Bairro de Nova York”, “Tick, Tick … Boom!”); o figurinista indicado ao Oscar, Paul Tazewell (“Amor, Sublime Amor”, “Hamilton”); a designer de cabelo e maquiagem vencedora do Oscar, Frances Hannon (“O Grande Hotel Budapeste”, “O Discurso do Rei”); e o coreógrafo três vezes indicado ao Emmy, Christopher Scott (“Em um Bairro de Nova York”, série “So You Think You Can Dance”).
Integram também a produção o supervisor de efeitos visuais três vezes indicado ao Oscar, Pablo Helman (“Guerra dos Mundos”, “O Irlandês”); o produtor de efeitos visuais Kevin Elam (“Interestelar”, “Velozes e Furiosos 6″); Bernie Telsey (“A Cor Púrpura”, “Em um Bairro de Nova York”), sete vezes indicado ao Emmy, e Tiffany Little Canfield (“A Cor Púrpura”, “Em um Bairro de Nova York”), cinco vezes indicada ao Emmy, responsáveis pelo elenco; a coprodutora Joan Schneider (“Jurassic World: Reino Ameaçado”, “Jason Bourne”); o produtor musical executivo, vencedor do prêmio Tony e duas vezes vencedor do Grammy, Stephen Oremus (gravações originais do elenco da Broadway de “Kinky Boots” e “The Book of Mormon”); a supervisora musical Maggie Rodford (“Morte no Nilo”, “Bumblebee”); e o produtor musical, vencedor do Grammy, Greg Wells (“O Rei do Show”, “Em um Bairro de Nova York”).
A adaptação do musical da Broadway foi produzido por Marc Platt, Universal Pictures, Araca Group, Jon B. Platt e David Stone.