Como as Ligas estão influenciando os novos pilotos no eSports
Como dissemos na matéria Indústria do eSports, se você quer ser um Pro Player, você deve praticar e tentar ingressar em uma equipe. Dessa forma, automobilismo virtual (AV), quanto mais corridas participar, maior a chance de se tornar um piloto mais habilidoso. Dito isso, hoje iremos falar sobre como as Ligas de corridas virtuais ajudam impulsionar esse nicho.
Basicamente, a era das corridas virtuais no Brasil ganharam força a partir da expansão da banda larga, por volta do final da década 2000. Assim, com essa ferramenta, foi possível não só a criação de um ambiente propício as primeiras corridas virtuais, como também as suas transmissões como falamos na entrevista com Erasmo Bacco.
De simples corridas virtuais até Ligas com diversos campeonatos
A partir do sucesso das primeiras corridas online surgiram as Ligas, que funcionam como um clube que reúne pilotos de diversos níveis de experiência. Assim, os apaixonados por velocidade, podem testar suas habilidades e aprender mais sobre automobilismo. Para se ter uma ideia, atualmente, as ligas facilmente chegam a ter em média 10 divisões, com corridas diárias transmitidas geralmente pelo Youtube, Facebook e Twitch.
Mas como as ligas impactam o Automobilismo Virtual?
Assim como as Lan Houses criaram toda uma geração de adeptos e Pro Players dos FPS ( First Person Shooter, ou “jogo de tiro”) e Mobas ( Multiplayer online battle arena , exemplo “lolzinho”), as ligas criaram tanto uma geração de pilotos profissionais de eSports, quanto equipes de AV. Tudo isso sem sair de casa, a um baixo custo, facilitando o surgimento de novos talentos, inclusive para o automobilismo tradicional como Jeff Giassi e Erick Goldner.
Logo, com a exceção do piloto Igor Fraga (IOF_RACING17) cuja história também já contamos aqui, tanto Adriano Carrazza (KoA_Didico15) , quanto Lucas Bonelli (UDI_BONELLI) e Vinicius Neto (UDI_HellzFire) são figuras frequentes nos campeonatos promovidos pelas ligas. Só Adriano já acumula 4 títulos na liga ZGT, 3 títulos na Apexgt e foi o primeiro campeão da Brasil Automobilismo Virtual (Brasil AV). Já Lucas Bonelli possui 4 títulos na Brasil AV, inclusive, ele foi campeão antecipado da última edição.
Os resultados começam a aparecer no cenário de eSports
Assim, o resultado pode ser visto na classificatórias gerais da região sul americana para o Gran Turismo World Tour, onde os 4 pilotos estão no Top 10. Além disso, vale lembrar da corrida na 7° rodada onde as Super Estrelas desse eSports (19/05), na qual Igor, Adriano e Lucas protagonizaram uma corrida digna de finais de campeonato.
Para Adriano Carrazza, que ingressou na equipe Kings of Asphalt, as ligas são uma porta de entrada para quem quer ter uma experiência mais competitiva.
Isso ajuda a evoluir também! Além disso, pra quem esta pensando em FIA ( Gran Turismo World Tour) futuramente, as ligas são uma porta de entrada.
Portanto, se você ainda não se convenceu da importância das Ligas para o eSports, basta assistir qualquer um dos links postados e conferir do que a Kolmeia tá falando. Em Breve, falaremos mais sobre as ligas. Além disso, um desses pilotos e a equipe Kings of Asphalt estarão presentes na nossa série Indústria do eSports.